cpy

Wi-Fi ou ZigBee? Saiba qual é o melhor para casa inteligente

Wi-Fi e ZigBee são duas tecnologias de rede sem fio essenciais para a comunicação e controle de dispositivos em uma casa inteligente. Para saber qual das duas escolher para sua residência, é preciso levar em consideração as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Enquanto o Wi-Fi oferece conectividade de alta velocidade e largura de banda para uma variedade de dispositivos, o ZigBee se destaca por sua eficiência energética e capacidade de criar redes de dispositivos de baixa potência, como sensores e dispositivos de automação.

🔎 Os 6 maiores erros para não cometer ao começar sua casa inteligente

O Wi-Fi pode ser ideal para streaming, acesso rápido à internet e integração de dispositivos diversos, enquanto o ZigBee tende a ser essencial para automação residencial. A escolha, no entanto, precisa considerar diversos outros fatores como dispositivos disponíveis, investimento e integração dos aparelhos, por exemplo. Confira a seguir qual das duas tecnologias é a melhor para sua casa inteligente.

🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

Wi-Fi ou Zigbee? Saiba qual é o melhor para casa inteligente — Foto: Rafael Leite/TechTudo
Wi-Fi ou Zigbee? Saiba qual é o melhor para casa inteligente — Foto: Rafael Leite/TechTudo

📝 Como configurar e ativar um roteador? Veja no Fórum TechTudo

O Wi-Fi é uma tecnologia de rede sem fio que permite a conexão de dispositivos à internet e entre si em uma rede local. Ela é baseada em padrões IEEE.802.11. com uma largura de banda que pode variar de 32 Mb/s a 9 Gb/s. Os roteadores Wi-Fi são o ponto central dessa tecnologia. Eles emitem sinais de rádio que os dispositivos equipados com Wi-Fi podem captar. Esses dispositivos, se conectam aos roteadores para acessar a internet ou se comunicar entre si na rede local.

İlginizi Çekebilir:  Qual o valor de um gato da raça Bengal?

Roteador sobre a bancada. Dispositivo é amplamente utilizado nas residências. — Foto: Divulgação/Positivo
Roteador sobre a bancada. Dispositivo é amplamente utilizado nas residências. — Foto: Divulgação/Positivo

O ZigBee é um padrão de comunicação sem fio projetado para dispositivos de baixa potência e baixa taxa de transferência de dados, ideal para aplicações de automação residencial, industrial e sensores de monitoramento. Essa tecnologia foi criada para oferecer uma maneira eficiente de conectar dispositivos em redes de curto alcance. Baseada em IEEE 802.15.4, a ZigBee opera na faixa de frequência de 2,4 GHz e utiliza um protocolo de comunicação de baixo consumo de energia. A tecnologia permite a criação de redes em malha, onde os dispositivos se comunicam entre si e roteiam dados por meio de nós de comunicação.

Esquema de funcionamento da tecnologia ZigBee — Foto: Divulgação/ZigBee
Esquema de funcionamento da tecnologia ZigBee — Foto: Divulgação/ZigBee

Benefícios do Wi-Fi para casa inteligente

Embora o ZigBee seja um protocolo IoT que está alcançando certa popularidade, o Wi-Fi é uma tecnologia mais amplamente adotada em residências, empresas e locais públicos. Essa demanda maior faz com que a maioria dos dispositivos eletrônicos modernos sejam equipados com Wi-Fi de fábrica. Optando por ela, o usuário facilita a integração de dispositivos existentes em uma rede doméstica.

A ampla adoção do Wi-Fi significa que uma grande variedade de dispositivos é fabricada com suporte a Wi-Fi de fábrica, o que pode resultar em uma competição mais intensa entre fabricantes e, eventualmente, em preços mais acessíveis para os consumidores. Além disso, devido a essa grande escala de produção e demanda, os dispositivos Wi-Fi podem ser fabricados a um custo relativamente baixo.

3. Integração de dispositivos

Para uma melhor integração de dispositivos, é essencial que eles operem com a mesma tecnologia de comunicação. Nesse cenário, o Wi-Fi leva vantagem sobre o Zigbee, por ser suportado por uma gama maior de dispositivos, que vão desde smartphones e laptops até eletrodomésticos inteligentes e sistemas de segurança. Como já foi dito, isso acontece devido a uma maior demanda para este protocolo no mercado.

İlginizi Çekebilir:  O Que Significa Frete Cif

4. Alcance e qualidade do sinal

Sinais de Wi-Fi de longo alcance podem cobrir distâncias de até 100 metros. Por outro lado, a maioria dos dispositivos ZigBee funcionam melhor em distâncias curtas devido à física das ondas curtas. O Wi-Fi foi projetado para oferecer velocidades mais altas, proporcionando uma largura de banda consideravelmente maior, possibilitando conexões de internet que vão de 32 Mb/s a 9 Gb/s.

Benefícios do ZigBee para casa inteligente

1. Menor consumo de energia

Aparelhos ZigBee podem entrar em um estado de baixo consumo de energia (modo Sleep) quando não estão ativamente transmitindo ou recebendo dados. Eles ligam periodicamente para enviar ou receber informações, minimizando o consumo de energia durante os períodos inativos. Isso acontece porque a tecnologia foi projetada para comunicações em distâncias curtas, o que resulta em menos energia consumida durante a transmissão de dados em comparação com tecnologias destinadas a distâncias maiores.

2. Ampliação do alcance

O ZigBee permite a formação de redes em malha, onde cada dispositivo pode atuar como um repetidor, estendendo o alcance da rede ao encaminhar dados entre dispositivos. Isso ajuda a superar obstáculos e aumentar a cobertura em ambientes grandes ou com interferências. Além disso, você pode usar um gateway de hub ZigBee para conectar mais de 65.000 dispositivos, o que supera em muito a disponibilidade do Wi-Fi.

3. Compatibilidade com versões anteriores e futuras

As diferentes camadas do protocolo ZigBee são projetadas para manter a compatibilidade com versões anteriores. Por exemplo, dispositivos ZigBee mais recentes, equipados com a versão 3.0.1 podem ser capazes de se comunicar com hubs ou dispositivos mais antigos, mesmo que esses dispositivos antigos não suportem todos os recursos das versões mais recentes.

İlginizi Çekebilir:  O que aconteceu com o pastor Kleber Gonçalves?

4. Diminuição de falhas

Uma das principais vantagens do ZigBee é sua capacidade de formar redes em malha. Isso significa que os dispositivos ZigBee podem se comunicar uns com os outros, roteando dados através de vários caminhos possíveis. Se um caminho estiver bloqueado ou um dispositivo estiver fora de alcance, os dados podem ser roteados por outros dispositivos na rede, diminuindo as chances de falha na comunicação. Dessa forma, um nó danificado não interfere na rede como um todo.

Wi-Fi ou Zigbee? O que é melhor para casa inteligente?

A escolha entre Wi-Fi e ZigBee para uma casa inteligente depende das necessidades específicas: o Wi-Fi oferece alta velocidade, ampla compatibilidade e integração com a internet, mas consome mais energia e pode sofrer interferência. Já o ZigBee destaca-se pela eficiência energética, redes em malha e menor probabilidade de interferência, sendo mais adequado para dispositivos de baixo consumo e automação residencial. Uma combinação estratégica de ambas as tecnologias pode ser ideal, aproveitando a alta largura de banda do Wi-Fi e a eficiência energética do ZigBee para diferentes dispositivos e necessidades na casa inteligente.

🎥 Confira opções de produtos para automatizar sua casa

6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!

6 produtos para CASA INTELIGENTE para modernizar sua casa!

İlgili Makaleler

Bir yanıt yazın

E-posta adresiniz yayınlanmayacak. Gerekli alanlar * ile işaretlenmişlerdir

Bu site, istenmeyenleri azaltmak için Akismet kullanıyor. Yorum verilerinizin nasıl işlendiği hakkında daha fazla bilgi edinin.

Başa dön tuşu