cpy

O que é fissura Sylviana?

O que são fissuras Sylvianas?

o que é FISSURAS SYLVIANAS numa tomografia computadorizada? São os nomes do sulcos (fissuras) de determinada região do cérebro. Veja apenas se no laudo consta alguma alteração desses sulcos / fissuras.

O que é fissura no cérebro?

A fissura longitudinal (ou fissura cerebral, grande fissura longitudinal, fissura longitudinal mediana, fissura inter-hemisférica) é o sulco profundo que separa os dois hemisférios cerebrais no cérebro dos vertebrados. Dentro dela está uma continuação da dura-máter (uma das meninges) chamada falx cerebri.

O que significa alargamento dos sulcos corticais?

Esse é um achado de exame inespecífico que poderá ou não ter significado patológico; de modo fácil e simples para entender, isso significa que há uma atrofia / diminuição do cérebro.

O que quer dizer proeminência dos sulcos corticais?

O que significa “proeminência dos sulcos entre os giros nas convexidade cerebrais e do espaço extra-acial. Caro(a) internauta, a proeminência dos sulcos entre os giros, significa que o espaço entre as dobras do cérebro está maior. Isso normalmente acontece por encolhimento do cérebro.

O que são os giros e sulcos?

Sulcos, cisternas e fissuras são os espaços cheios de líquido que circundam o cérebro. Anatômicos quer dizer que estão normais, então pode ficar tranquilo.

İlginizi Çekebilir:  O Que É Psoríase? - CLT Livre

Quem faz o laudo da tomografia?

O laudo de tomografia é interpretado por médicos radiologistas.

Qual fissura separa o lobo frontal?

Sulco Lateral: é o sulco que separa o lobo frontal do lobo temporal. Ele é subdividido em ascendente, anterior e posterior. Sulco Central: separa o lobo parietal do frontal. O sulco central é ladeado por dois giros paralelos, um anterior, giro pré-central, e outro posterior, giro pós-central.

Qual a função da fissura longitudinal?

Através de uma proeminente ranhura chamada fissura longitudinal, o cérebro é dividido em duas metades chamadas hemisférios. Na base desta fissura encontra-se um espesso feixe de fibras nervosas, chamado corpo caloso, o qual fornece um elo de comunicação entre os hemisférios.

O que significa alargamento do espaço Liquorico?

Em geral, essa alteração é inespecifica, mas pode estar relacionada a alguma atrofia cerebreal nessa area, que podeira ser da idade ou mesmo secundária a alguma patologia especifica.

O que é parênquima encefálico?

Parênquima encefálico é como se chama o tecido do encéfalo (cérebro). Coeficiente de atenuação é o “brilho” ou escala de cinza que aparece no exame. Neste caso, o que está referido é a normalidade do exame.

O que significa a palavra Proeminencia?

Proeminente é um adjetivo utilizado para caracterizar algo que está elevado, ressaltado ou saliente em alguma superfície. O termo se relaciona com algo que constitui proeminência, que está erguido ou que esteja sobressaindo de algo.

O que são sulcos corticais?

Os sulcos corticais são aquelas reentrâncias que todos têm no cérebro, que conferem aquele aspecto “engurugujado” dele. Acentuação destes sulcos frequentemente é relacionada ao envelhecimento, onde eles vão se acentuando devido a uma atrofia, contudo o sr(a) é jovem.

İlginizi Çekebilir:  Što Snizuje Šećer U Krvi - Prirodni Načini i Savjeti

Quais são os giros?

Giros: Giro Temporal Superior: localiza-se entre o sulco lateral e o sulco temporal superior. Giro Temporal Médio: localiza-se entre os sulcos temporal superior e o temporal inferior. Giro Temporal Inferior: localiza-se abaixo do sulco temporal inferior e se limita com o sulco occípito-temporal.

O que significa sulcos e fissuras?

Sulcos, cisternas e fissuras são os espaços cheios de líquido que circundam o cérebro. Anatômicos quer dizer que estão normais, então pode ficar tranquilo.

İlgili Makaleler

Bir yanıt yazın

E-posta adresiniz yayınlanmayacak. Gerekli alanlar * ile işaretlenmişlerdir

Bu site, istenmeyenleri azaltmak için Akismet kullanıyor. Yorum verilerinizin nasıl işlendiği hakkında daha fazla bilgi edinin.

Başa dön tuşu